Em 2023, o artBEM atuou ao longo de todo o ano no município de Antônio Dias/MG. Inicialmente, foi realizado um mapeamento sociocultural da cidade, como uma forma de incluir a população no desenvolvimento e execução do projeto. Nos meses de maio e junho, aconteceu o curso de cinema AÇÃO!, ministrado pelo coletivo ela.ltda, para jovens selecionados pela Secretaria de Educação. Os alunos aprenderam conceitos básicos de cinema e produziram dois curta-metragens, exibidos para a comunidade no Festival artBEM, que abriu as ações do segundo semestre. O Festival contou com dois dias de uma rica programação artística e cultural na Praça Ana Angélica.
Agora, está em andamento o curso de teatro no centro de Antônio Dias e em Hematita com mais ações previstas até o início de 2024.
Ficha Técnica
Coordenação Geral e Direção Artística Anaís Della Croce e Gabriel Murilo
Coordenação de Produção Erika Ziller
Produção de Logística Si Magalhães
Produção Executiva Leila Cunha
Produção Local Professor Hálesi de Carvalho
Produção Luciene Faico
Coordenação de Oficinas Reginaldo Santos
Coordenação de Comunicação Anaís Della Croce
Design Gráfico e Direção Criativa Filipe Lampejo
Design Gráfico Gabriela Vaz
Motion Design Gabrieu Algusto
Comunicação e Mídias Sociais Laura de Lucas
Cobertura fotográfica Pablo Bernardo
Cobertura de vídeo e drone Ana Moraes
Desenvolvimento Web Sarah Matos
Assessoria de Imprensa Silvânia Pereira
Projeto cenográfico Bruna Cosfer – PAR Espaços Criativos
Produção cenográfica Pedro Stauffer – GRANU Produção e Bruna Cosfer
Coordenação de Projeto Gabriel Murilo
Gestão Financeira Aluarte Consultoria (Chris Ribeiro e Ludmila Deslandes)
Coordenação técnica Lucas Mortimer
Fornecedores DF Audiovisual, LightingBH e Art-Som BHZ
Ações de acessibilidade Serlibras e Vias Acessíveis
Ficha técnica ensaio fotográfico “a gente é que sabe”
Direção Filipe Lampejo
Fotógrafo Alexandre Hugo
Produção Fábio Fotografia
Confecção cenográfica Camila Morena da Luz
Adereços Aveia Tapeçaria e Indaiá
Curso de cinema “ação! para fazer um filme”
Concepção ela.ltda e Aventura
Coordenação pedagógica e produção Gabriela Luiza
Professores Joacélio Batista e Carolina Castanho
Assistência de produção Isabela Izidoro
Making of e still Mariana Borges e Davi Fuzari
Orientação de som Flora Guerra e Rafael Oliveira
Motoristas Cléber Alves e Nelson José
com Luciana Silva Alves
Circuito artístico especialmente projetado para crianças, com atividades envolvendo massinha caseira, pintura no gesso e uma máquina de artes interativa.
O mapeamento sociocultural da região tem o propósito de orientar as nossas ações e fortalecer o município. A pesquisa fez um extenso levantamento de dados socioculturais do município, envolvendo a identificação de organizações locais, políticas públicas do município, lugares significativos para a população, manifestações culturais, um breve panorama das condições estruturais do município e expectativas e desafios na área da cultura identificados pelos cidadãos e governo local.
Evento cultural com cinema, teatro, atrações musicais, oficinas culturais, feira de artesanato e culinária na Praça Ana Angélica.
Profissionais oferecem oficinas artísticas e educativas nas escolas do município abordando reflexões sobre Memória, Patrimônio e Sustentabilidade.
Curso de teatro dirigido a jovens iniciantes e iniciados que pretendem explorar as dimensões expressivas das artes cênicas. O primeiro módulo foi realizado no segundo semestre de 2023 e resultou em um mostra teatral no Casarão em Antônio Dias. Os alunos aprenderam fundamentos da arte cênica, como jogos teatrais, improvisação e expressão corporal.
O curso de cinema AÇÃO! aconteceu no primeiro semestre de 2023 com jovens selecionados pela Secretaria de Educação e Cultura no centro de Antônio Dias e em Hematita. Os alunos aprenderam conceitos básicos de cinema, participando de processos criativos e aprendendo a manusear equipamentos profissionais. Como resultado, foram produzidos 2 curtas dirigidos pelos alunos que foram exibidos no Festival artBEM na Praça Ana Angélica.
A essência de quem nasce em Minas é comer junto. É também alimentar o outro, convidar para dentro de casa. Nos dois dias de festival, convidamos todos os presentes para compartilhar nosso feijão tropeiro mineiro, que foi servido na barraquinha de comes e bebes.
Atrações musicais regionais e de fora de Antônio Dias se reuniram no Festival artBEM enriquecendo muito a nossa festa. Na primeira edição, contamos com as apresentações de Sérgio Pererê, Raissa Anastásia Regional, Corporação Musical de Antônio Dias e a Marujada de Hematita.
O Festival artBEM 2023 contou com 2 espetáculos teatrais, o Pratubatê, do Grupo Trampulim e o Mini Teatro Ecológico, do Giramundo – Teatro de Bonecos.
O ensaio intitulado A gente é que sabe, dirigido por Filipe Lampejo e fotografado por Alexandre Hugo, é um retrato dos moradores de Antônio Dias e seus arredores. Nas imagens, de cores vibrantes e fortes contrastes, o que se destaca são as pessoas do lugar e a expressão de suas histórias de vida. Os objetos de seus cotidianos, as ferramentas de trabalho e os elementos de arte e fé que compõem os retratos criam uma crônica visual da vida na pequena cidade, os costumes e hábitos de sua gente.
com Associação Cultural Indaiá
Oficina de introdução a arte da trançagem utilizando a palha do Indaiá, herança indígena conhecida pela população de Antônio Dias há muitas gerações.
No Festival artBEM, ao final da tarde o telão se acende e a Praça vira um cinema ao ar livre. Na última edição, exibimos o grande clássico O Auto da Compadecida, 3 curtas mineiros e as produções do curso de cinema AÇÃO!
com Ludiane Souza
Oficina para aprender como fazer brinquedos divertidos e interessantes com materiais que normalmente iriam para o lixo, como garrafas pet, rolo de papel e outros materiais recicláveis.
com Grupo Muzenza
Oficina destinada ao conhecimento e experimentação dos fundamentos da capoeira, uma arte marcial afro-brasileira. Os participantes exploram os ritmos, cantos, a ginga e outros movimentos da capoeira.
com Eco das Artes
Atividade educativa e artística com o objetivo de despertar o interesse das crianças pela preservação do patrimônio eincentivá-las a desenvolver suas habilidades artísticas.
Oficina destinada a crianças e jovens, com ou sem conhecimento musical prévio, para exploração da improvisação musical de forma acessível, sem o uso de instrumentos musicais.
com Grupo de Teatro Farroupilha
Oficina de introdução a diversas técnicas circenses. Durante a oficina, as crianças são encorajadas a desenvolver habilidades como criatividade, coordenação motora, equilíbrio, concentração e criação colaborativa.
Junto com a Associação Cultural Indaiá, promovemos uma roda de conversa sobre a importância da Palmeira Indaiá e o artesanato com a palha na região.