com Associação Cultural Indaiá
Oficina de introdução a arte da trançagem utilizando a palha do Indaiá, herança indígena conhecida pela população de Antônio Dias há muitas gerações.
Junto com a Associação Cultural Indaiá, promovemos uma roda de conversa sobre a importância da Palmeira Indaiá e o artesanato com a palha na região.
Oficina destinada a crianças e jovens, com ou sem conhecimento musical prévio, para exploração da improvisação musical de forma acessível, sem o uso de instrumentos musicais.
com Eco das Artes
Atividade educativa e artística com o objetivo de despertar o interesse das crianças pela preservação do patrimônio eincentivá-las a desenvolver suas habilidades artísticas.
com Grupo de Teatro Farroupilha
Oficina de introdução a diversas técnicas circenses. Durante a oficina, as crianças são encorajadas a desenvolver habilidades como criatividade, coordenação motora, equilíbrio, concentração e criação colaborativa.
O curso de cinema AÇÃO! aconteceu no primeiro semestre de 2023 com jovens selecionados pela Secretaria de Educação e Cultura no centro de Antônio Dias e em Hematita. Os alunos aprenderam conceitos básicos de cinema, participando de processos criativos e aprendendo a manusear equipamentos profissionais. Como resultado, foram produzidos 2 curtas dirigidos pelos alunos que foram exibidos no Festival artBEM na Praça Ana Angélica.
O mapeamento sociocultural da região tem o propósito de orientar as nossas ações e fortalecer o município. A pesquisa fez um extenso levantamento de dados socioculturais do município, envolvendo a identificação de organizações locais, políticas públicas do município, lugares significativos para a população, manifestações culturais, um breve panorama das condições estruturais do município e expectativas e desafios na área da cultura identificados pelos cidadãos e governo local.
O Festival artBEM 2023 contou com 2 espetáculos teatrais, o Pratubatê, do Grupo Trampulim e o Mini Teatro Ecológico, do Giramundo – Teatro de Bonecos.
Curso de teatro dirigido a jovens iniciantes e iniciados que pretendem explorar as dimensões expressivas das artes cênicas. O primeiro módulo foi realizado no segundo semestre de 2023 e resultou em um mostra teatral no Casarão em Antônio Dias. Os alunos aprenderam fundamentos da arte cênica, como jogos teatrais, improvisação e expressão corporal.
Profissionais oferecem oficinas artísticas e educativas nas escolas do município abordando reflexões sobre Memória, Patrimônio e Sustentabilidade.
A essência de quem nasce em Minas é comer junto. É também alimentar o outro, convidar para dentro de casa. Nos dois dias de festival, convidamos todos os presentes para compartilhar nosso feijão tropeiro mineiro, que foi servido na barraquinha de comes e bebes.
com Grupo Muzenza
Oficina destinada ao conhecimento e experimentação dos fundamentos da capoeira, uma arte marcial afro-brasileira. Os participantes exploram os ritmos, cantos, a ginga e outros movimentos da capoeira.
Atrações musicais regionais e de fora de Antônio Dias se reuniram no Festival artBEM enriquecendo muito a nossa festa. Na primeira edição, contamos com as apresentações de Sérgio Pererê, Raissa Anastásia Regional, Corporação Musical de Antônio Dias e a Marujada de Hematita.
com Ludiane Souza
Oficina para aprender como fazer brinquedos divertidos e interessantes com materiais que normalmente iriam para o lixo, como garrafas pet, rolo de papel e outros materiais recicláveis.
No Festival artBEM, ao final da tarde o telão se acende e a Praça vira um cinema ao ar livre. Na última edição, exibimos o grande clássico O Auto da Compadecida, 3 curtas mineiros e as produções do curso de cinema AÇÃO!
Evento cultural com cinema, teatro, atrações musicais, oficinas culturais, feira de artesanato e culinária na Praça Ana Angélica.
O ensaio intitulado A gente é que sabe, dirigido por Filipe Lampejo e fotografado por Alexandre Hugo, é um retrato dos moradores de Antônio Dias e seus arredores. Nas imagens, de cores vibrantes e fortes contrastes, o que se destaca são as pessoas do lugar e a expressão de suas histórias de vida. Os objetos de seus cotidianos, as ferramentas de trabalho e os elementos de arte e fé que compõem os retratos criam uma crônica visual da vida na pequena cidade, os costumes e hábitos de sua gente.
com Luciana Silva Alves
Circuito artístico especialmente projetado para crianças, com atividades envolvendo massinha caseira, pintura no gesso e uma máquina de artes interativa.